27 jul SISTEMA DE INDIVIDUALIZAÇÃO DE ÁGUA FRIA E QUENTE
O sistema de individualização de água fria e quente baseia-se na instalação do hidrômetro de forma independente em cada unidade de um condômino residencial (vertical ou horizontal), edifícios comerciais e até mesmo em complexos industriais. Tendo sua relevância no gerenciamento de consumo e uso racional da água.
O abastecimento de água fria é distribuído do reservatório ou diretamente da rede pública até o ponto de consumo através dos ramais de alimentação. Mas na individualização é posicionado os registros de medição no hall dos pavimentos, no primeiro pavimento ou no barrilete para o controle de consumo separado em cada repartição.
Para água quente, o aquecedor, seja a gás, combustível, elétrico ou solar pode ser único para toda a edificação, adicionando uma rede de tubulação que distribua a água aquecida o que caracteriza o que é chamado de sistema central coletivo. O sistema central privado consiste em um aquecedor de passagem, em cada unidade, alimentado por água fria que leva este líquido aquecido até tubulações especificas dentro dos apartamentos, por exemplo.
Ainda sobre distribuição de água quente pode-se instalar um hidrômetro em cada unidade para cálculo de rateio ou instalar um hidrômetro central logo após o boiler. Neste sistema de hidrômetro único de água quente o cálculo é efetuado pelo coefgiciente de utilização de agua fria (já individualizado).
Tendo em vista que com sistema de individualização de água obtenha-se o consumo próprio de cada unidade e não um rateio médio mensal. Isto leva a uma cobrança justa deste insumo, segurança nas medições e maior facilidade em detectar vazamentos, já que podemos interromper o abastecimento em cada unidade consumidora.




Desculpe, o formulário de comentário está fechado neste momento.